A CASA DE CERA CHEGA NA NETFLIX!



HOUSE OF WAX
(A CASA DE CERA, 2005)
REVIEW


Resultado de imagem para a casa de cera


Parece que foi ontem, que eu zapeava ferozmente por todos os canais abertos disponíveis em minha casa de infância, em busca de bons filmes de terror. Um dos dias mais aguardados eram as noites de sexta-feira, onde costumavam ir ao ar bons filmes desse gênero (Sim, no SBT!).
Um deles, logo de cara, chamou minha atenção, o título era “A Casa de Cera”, e contava em seu elenco com nomes que eu conhecia de outras épocas, como Jared Padalecki(Supernatural) e Paris Hilton(MTV). A premissa do longa era interessante; um grupo de jovens que se viam encurralados por um serial killer, em uma cidade abandonada, e que contava com uma enorme Casa de Cera, usada para fins turísticos, e como em todo bom filme de terror, para fins sangrentos!

Após assistir o filme, fiquei alguns dias empolgado com toda aquela atmosfera de terror e urgência que a produção passava; e conversei com colegas de escola, que também sentiram o mesmo ao assistir o longa.
Com o tempo essa sensação foi diminuindo, mas sempre que A Casa de Cera voltava a aparecer nas telas, lá estava eu contribuindo para a audiência da emissora que o transmitia.
Porém, foi só recentemente que percebi o quão comum é encontrar fãs dessa produção, inclusive com vários posts pela internet colocando o lançamento de A Casa de Cera no catálogo da Netflix, como um evento muito aguardado.
Nas redes sociais e nas conversas com fãs do gênero, percebo o quanto esse filme influencia até hoje, mesmo com quinze anos de seu lançamento e o quanto ele impactou para o gênero do slasher adolescente. Mas fica a pergunta, o que tem de tão especial em “A Casa de Cera”?


Resultado de imagem para a casa de cera


Para começar, A Casa de Cera, de 2005, não se trata de um remake do longa de mesmo nome, lançado em 1933, ou de seu reboot de 1953. Apesar dos nomes serem idênticos, a proposta é completamente diferente, e o roteiro do longa de 2005, segue uma trama original, e desenvolvida pelos Irmãos Hayes, as mesmas mentes por trás de outros roteiros de sucesso, como Invocação do Mal e Colheita do Mal.
House of Wax foi dirigido por Jaume Collet-Serra, e aliás, essa foi sua estreia na direção de produções cinematográficas. Sua filmografia ainda contaria com clássicos dos anos 2000, como A Órfã, Sem Escalas e Águas Rasas.
Com um elenco popular durante sua produção, A Casa de Cera rendeu olhares curiosos do público adolescente, e após seu lançamento, os U$40 milhões de dólares investidos no projeto foram bem recompensados, com uma arrecadação mundial de mais de U$70 milhões de dólares.
Estrelado por nomes já conhecidos como Elisha Cuthbert(Show de vizinha), Chad Michael Murray(Agente Carter), Paris Hilton, Jared Padalecki(Supernatural) e Jon Abrahams(Todo mundo em Pânico), A Casa de Cera atraiu muita curiosidade dos teens do início do século, e com uma atmosfera de isolamento e “não confie em ninguém”, a trama nos levou a uma cidade fantasma chamada Ambrose, que foi construída na Austrália, somente para o filme.

Um dos principais fatores para o sucesso da produção até os dias atuais, é o roteiro muito bem escrito por Chad e Carey Hayes, alinhados à direção estreante mas extremamente competente de Collet-Serra, que mostra ter um grande conhecimento em conduções de filmes de terror, e consegue extrair o melhor de seu elenco.

A protagonista de Elisha Cuthbert, nossa amada Carly dá um show nas telas com muita beleza e carisma, formando a parceria ideal com Nick, personagem de Chad Michael Murray, que na trama, é o irmão rebelde de Carly.
Até mesmo Paris Hilton cumpre bem o seu papel, e entrega uma interpretação que apesar de muitos acharem insossa, é o tipo de trabalho que o filme permite, e que marca o público de uma forma no mínimo “peculiar”. Paris não é uma indicada ao Oscar, porém entrega a moça bonita e atraente que é perseguida por um serial killer insano durante longos minutos, culminando em um desfecho para a personagem de forma brutal e criativa.
Goste você ou não, é tudo que um fã de slasher adolescente que ver nas telas!


Resultado de imagem para a casa de cera


Jared Padalecki(o eterno Sam Winchester), é Wade, um rapaz que faz de tudo para agradar sua namorada, inclusive mudando totalmente sua rotina e cidade; mas que tem um cunhado como Nick, que não facilita nada as coisas, ao criticar constantemente o rapaz. E quando você está perdido em uma cidade deserta, e passa a ser perseguido por insanos psicopatas, sua tarefa de ser o melhor namorado do mundo ganha um “pouquinho mais” de dificuldade
Essa dificuldade só é elevada pela maravilhosa participação de Brian Van Holt. Ele interpreta nada menos que os dois antagonistas do longa, Bo e Vincent Sinclair. Apesar de irmãos gêmeos, cada um com aparências e modos de agir próprios.

Bo é ardiloso, é maldoso, é um psicopata que gosta do que faz. Vincent é um sujeito mais pacato, e apesar de ser conivente dos crimes do irmão, sofreu muito nas mãos do mesmo, para chegar até onde chegou; esculpindo pessoas mortas em cera, como se fosse o hobbie mais comum do mundo.
Ambos já figuraram em várias listas de “vilões mais lembrados do gênero de terror”, e são nêmesis com inteligência acima da média para os filmes mais voltados ao público adolescente, onde antagonistas costumam ser mais risíveis que temidos.
O que se destaca e muito, em A Casa de Cera é a direção da arte. Com cenários muito caprichados, e que contaram com quilos e mais quilos de cera autêntica para revestir todo uma instalação montada especialmente para a produção. Sem contar o cuidado do dIretor Jaume, para utilizar menos efeitos visuais possíveis, tornando a experiência, principalmente nas cenas de ação, ainda mais imersivas.

Apesar de não ter revolucionado a indústria cinematográfica, A Casa de Cera influenciou produções de maior nome que foram lançadas nos anos seguintes, como Massacre da Serra Elétrica: O Início e Natal Negro. É altamente divertido e com personagens que fazem você realmente torcer por eles, além de vilões que inspiram medo e incertezas sobre seus próximos passos.

Cenas icônicas sempre serão lembradas como a “perseguição à Paris Hilton” ou melhor, à Paige. Além da luta final do longa ser considerada um dos melhores desfechos de slasher movies do ano de 2005, segundo os votantes do Teens Choice Awards.


Resultado de imagem para a casa de cera


A Casa de Cera estreia na Netflix na próxima madrugada. Esse, entre outros grandes filmes de terror o aguardam na mais famosa plataforma de streaming do mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário