COMO SERÁ O "SNYDERCUT" DE LIGA DA JUSTIÇA?



DISSECANDO
AS IDEIAS DE SNYDER!


SNYDER CUT JUSTICE LEAGUE AEQUITAS


Não é de hoje que os Dcnautas mais fervorosos imaginam e teorizam sobre como seria a tal cultuada “Visão de Zack Snyder” sobre o Universo Compatilhado de filmes DC Comics, o DCEU. Sem dúvidas, Zack é um amante dos quadrinhos e tem um carinho especial pela DC, editora que ele cresceu lendo, e após adulto realizou obras um tanto quanto vanguardistas e cultuadas como 300 e Watchmen.
E toda essa paixão e talento, o credenciou para comandar o Universo DC nos cinemas, tal qual como Kevin Feige comanda com muito sucesso o seu Universo Cinematográfico Marvel. Snyder nunca escondeu que apresentaria uma visão autêntica e bem pessoal em relação a maior equipe de super-heróis dos quadrinhos, a Liga da Justiça. E todos os filmes produzidos sob sua batuta, teriam o Superman como peça central da trama, além de uma atmosfera densa e humanizada.

E finalmente essa história terá um final feliz para Zack Snyder e sua legião de fãs fervorosos, pois após uma campanha gigantesca que perdurava há quase três anos, o "SnyderCut" finalmente será revelado e enfim, saberemos tudo o que o diretor planejava para sua versão da Liga da Justiça, antes da Warner o afastar do projeto.

Nesta semana, o diretor anunciou de forma oficial que sua versão de Liga da Justiça será lançada através do HBO Max, streaming da WarnerMedia, que fará sua estreia neste mês nos Estados Unidos. Mas calma, que o SnyderCut ainda precisa ser finalizado, portanto seu lançamento é previsto para algum momento de 2021, com direito ao regresso de diversos atores do elenco original do filme, para gravações de cenas extras.

O site Screen Rants publicou um texto muito interessante sobre as teorias que envolvem o desenho AEQUITAS, uma espécie de mapa, postado por Snyder em sua rede social, e que pode conter inúmeros significados. Nós do GR, traduzimos o texto para facilitar o acesso aos estudos apresentados, e quem sabe assim, jogar um pouco de luz no denso e sombrio Snyderverse!



SNYDER CUT: AEQUITAS

Desde que Zack Snyder se separou do DCEU, ele provocou detalhes de seu plano original para a Liga da Justiça e respondendo a perguntas dos fãs sobre o Snyder Cut e Liga da Justiça 2 e 3, mas o cenário não está completamente claro.
Como parte de uma campanha de camisetas para beneficiar a prevenção do suicídio, Snyder revelou uma camisa com um design enigmático, revelando os conceitos e o enredo de seu plano para a Liga da Justiça em ação. Naturalmente, há muito o que desmoronar e os fãs estão correndo para encontrar significado em seus inúmeros símbolos, variando de Kabballah a Maçonaria, de Tarô a Arthurian Legend e muito mais.

Muitos desses conceitos podem ser vagos e fluidos e não conheceremos a interpretação "certa" até que Snyder os confirme (o que ele já fez em alguns casos), então, em vez de mergulhar profundamente no significado definitivo de cada um, veremos em uma variedade de temas comunicados com cada simbolismo e como isso se relaciona com o que Snyder estava fazendo com a Liga da Justiça.

A Cabala está enraizada em uma interpretação mística da Bíblia, adotando vários princípios judaicos e cristãos e infundindo-os em filosofias mais esotéricas, muitas das quais estão contidas na Árvore da Vida da Cabala.
A imagem no design de Snyder é um desvio da tradicional Árvore da Vida. Enquanto a Árvore da Vida tem dez "nós", o de Snyder mostra um hexágono com seus personagens originais da Liga da Justiça em cada ponto e parece ter apenas oito nós.


AEQUITAS
COMO SERÁ O "SNYDERCUT" DE LIGA DA JUSTIÇA? 


O topo da imagem é estampado com a palavra "aequitas", que é um termo latino que é frequentemente traduzido como "justiça", mas o verdadeiro significado é um pouco mais amplo. É a raiz da palavra em inglês "Igualdade" e a palavra é, na verdade, os conceitos de equilíbrio e simetria, ou justiça.
A tradução "justiça" é obviamente a chave de toda a imagem, porque representa a Liga da Justiça, mas equilíbrio, justiça e simetria são conceitos-chave não apenas nas imagens, mas também na dinâmica que Snyder imaginou para os membros da Liga.


PILAR 


A Árvore da Vida inclui três pilares, representando muitos conjuntos de três coisas, incluindo Justiça, Gentileza ou Misericórdia; força negativa, força equilibrada ou força positiva; e Forma, Consciência ou Força. Cada personagem da árvore se encaixa em um desses pilares diferentes, e podemos explorar isso mais individualmente quando examinamos os personagens.
Há outro conjunto de pilares na imagem. Os pilares maçônicos de Jachim e Boaz disseram ter ficado à esquerda e à direita da entrada do templo do rei Salomão, mas há uma longa tradição de dois pilares que guardam a entrada para lugares sagrados. Dizem que os pilares representam um número de coisas diferentes, mas o mais básico é um equilíbrio entre dois opostos. Isso geralmente é mostrado como um sol e uma lua e, no contexto da DC, é fácil assumir que também significa Superman e Batman.

As próprias torres também tocam tons opostos uma da outra, com a torre esquerda exibindo um design greco-romano mais clássico, com um feixe de trigo na parte inferior e uma estrela de 8 pontas e 8 raios com um olho, enquanto a torre o direito é um arranha-céu moderno e tem uma roda dentada com uma lua. Essa disparidade representa uma série de dicotomias, incluindo antiga / moderna, mística / mecânica, dia / noite e rural / urbana, no mínimo. Existem vários símbolos que podem representar qualquer membro da Liga da Justiça, mas, principalmente, segue o tema dos opostos dos pilares. Como esses pilares representam classicamente um portão, não há erro de que também seja enquadrado pelas palavras entre / entre e para frente / para dentro.
Então, é claro, o mundo é retratado no meio, com cones parecendo representar cada um dos pilares vigiando o mundo.


A ESPADA
 SNYDER CUT JUSTICE LEAGUE AEQUITAS


A espada que atravessa o meio tem a crista do Super-Homem no lugar do pomo. O punho de uma espada tradicionalmente tinha dois propósitos. Um, era grande e impedia que a espada escorregasse da mão do portador, e dois, servia como contrapeso à lâmina para garantir o equilíbrio.
Na guarda cruzada, a espada está inscrita com um conjunto de símbolos gregos com várias traduções possíveis, a mais direta das quais parece ser "eu irei". O significado disso não é claro e pode ser necessária uma tradução melhor, mas com base nessa tradução, existem algumas implicações bíblicas possíveis:


Mateus 10:34: "Não pense que eu vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas uma espada".

Apocalipse 2:16: 'Portanto, se arrependam; do contrário, venho a ti rapidamente e lutarei contra eles com a espada da minha boca.


A espada percorre toda a extensão da imagem e parece ser o ponto focal, assim como sabemos que Superman deveria estar no centro da história de cinco partes de Zack Snyder.
A espada também é de dois gumes. Dependendo da sua interpretação dos símbolos ao longo da espada, eles podem ser lidos como a versão dos eventos da linha do tempo Knightmare ou a versão principal da linha do tempo. Superman une a Liga da Justiça contra Darkseid e Batman se sacrifica para salvar Lois, ou Superman perde Lois, culpa Batman, sucumbe à equação Anti-Life, destrói a Liga e mata Batman. A espada que golpeia o caixão (marcada com W para Wayne) parece um retorno ao modo como Superman mata Batman na cena Knightmare, atingindo seu peito.


AC-23 e 3: 5

Nos dois lados do punho da espada existem conjuntos de caracteres. AC-23 parece se referir à Action Comics 23, que marca a primeira aparição de Lex Luthor. A mesma referência foi feita em Batman v Superman: Dawn of Justice, onde Lex Luthor é designado prisioneiro AC-23 1940.

O 3: 5 é um pouco mais enigmático e pode se referir a várias coisas. Muitas pessoas especularam diferentes passagens das escrituras, mas quando comparadas ao AC-23, parece estranho que as escrituras sejam simplesmente capítulos e versículos sem nenhum livro indicado. Pode se referir à presumida duração de 3 horas e meia da versão original de Liga da Justiça de Zack Snyder, ou pode se referir ao fato de que a Liga da Justiça deveria ser o número 3 do filme na história de 5 partes de Snyder, mas isso também é instável desde Snyder nunca terminou a Liga da Justiça. Ou talvez algo completamente diferente.


TERRA
 


Colocar um globo no meio da árvore da vida é certamente interessante. Em Batman v Superman: Dawn of Justice, Kal-El chama Lois de "meu mundo", então essa é a suposição mais óbvia. Também se assemelha ao logotipo do Daily Planet, onde Clark e Lois são repórteres. O interessante da estrutura da Árvore da Vida, no entanto, é que o centro da árvore, onde o globo está aqui, representa a morte. Como sabemos na linha do tempo da Knightmare, Lois está morta, e é isso que finalmente permite que o Super-Homem seja controlado pela Equação Anti-Vida.

Ao redor da Terra há uma fita com a letra A. Especula-se que isso represente a Carta Escarlate, e Snyder aparentemente confirmou. O que isso significa ainda não está totalmente claro. Se o mundo representa Lois, isso sugere que ela não foi fiel ou traiu Clark de alguma forma, e isso não parece o que Snyder está tentando transmitir. A outra possibilidade é que ele esteja no mundo real porque o mundo traiu o Super-Homem. Ou Superman vê a morte de Lois como uma traição. Ainda há muito o que descompactar aqui.



A MESA REDONDA

Localizado abaixo da Terra, na espada, está um objeto possivelmente mais cheio de simbolismo do que qualquer outro ponto do design. É um objeto redondo com o símbolo ômega no topo, seis espadas (mais a espada grande) saindo dele, e diz "Courtlandt" ao lado.
  

Mesa redonda: o objeto é um círculo e pode representar a mesa redonda. Zack Snyder se baseou em muitas lendas arturianas de Batman v Superman: Dawn of Justice, particularmente do filme Excalibur, e a Mesa Redonda é uma clara alusão à Liga da Justiça.

As espadas: No total, existem sete espadas. Isso lembrará imediatamente a primeira imagem de Jason Momoa, de Zack Snyder, como Aquaman, com a legenda "Unite the Seven". Inicialmente, assumiu-se que isso significava sete membros da Liga da Justiça. Mais recentemente, supõe-se que seja uma referência aos sete mares de Aquaman, mas talvez seja realmente ambos.

Snyder recorreu pesadamente a Seven Samurai por sua inspiração na Liga da Justiça, então sete espadas também são uma referência a isso, mas ele também a sugeriu como uma referência à carta de Tarô Seven of Swords. Na vertical, esse cartão representa traição ou engano. De cabeça para baixo, representa insegurança. Dependendo do contexto, orientação e outras cartas próximas, o Sete de Espadas pode ser um convite para conviver com astúcia e truques, um convite para ir sozinho e enfrentar seus problemas sozinho, ou um convite para desabafar sua consciência e se esclarecer sobre um engano para receber perdão e restaurar a unidade.




Símbolo Omega: O símbolo Omega é uma referência clara a Darkseid, que foi cortado da Liga da Justiça. O que não está claro é por que o símbolo Omega está sobre a mesa redonda. A melhor explicação vem de um storyboard excluído, revelado pela Screen Rant no ano passado na cena Knightmares da Liga da Justiça. Na cena, o símbolo Omega de Gotham Harbour é mostrado quando negligenciamos os escombros do Salão da Justiça. Graças ao final da Liga da Justiça, sabemos que o Salão da Justiça fica na antiga Wayne Manor, onde Bruce diz que adicionará uma "grande mesa redonda".

Courtlandt: A parte mais curiosa da mesa redonda com as sete espadas e o símbolo Omega, no entanto, é o fato de que diz "Courtlandt" do outro lado. Courtlandt é uma referência ao livro de Ayn Rand, The Fountainhead, que Zack Snyder estava adaptando a um script em um ponto. A história é de liberdade criativa, apresentando um arquiteto chamado Howard Roark, cuja visão de um edifício é arruinada por interesses corporativos. Nessa história, Courtlandt (na verdade escrito Cortlandt) é o nome do projeto habitacional assumido por Roark. Os paralelos com o que Snyder experimentou nos bastidores da Liga da Justiça são claros, mas qual é o paralelo na história do DCEU? Uma idéia é que a Liga da Justiça é Courtlandt do Super-Homem e, como Roark em The Fountainhead, ele a destrói quando pensa que sua visão para ela está arruinada (na continuidade de Knightmare, naturalmente).


OS PERSONAGENS
 SNYDER CUT JUSTICE LEAGUE AEQUITAS


Superman: No topo da árvore está o Superman. Seu símbolo está dentro de um círculo, que é um símbolo que representa a perfeição. Ele também representa um sol no topo, ecoando o Homem de Aço de Jor-El profetizando que um dia eles "se juntariam a ele no sol". O símbolo até se assemelha a uma imagem de Man of Steel na lição de história do navio kryptoniano, onde a crista da Casa de El é retratada em um sol. Localizado no topo da Árvore da Vida, Superman está no lugar de "Kether", também conhecido como "A Coroa", que significa parcialmente que ele existe metade no sistema humano e metade no divino.

Aquaman: Em seguida, Aquaman, incluindo seu tridente e uma coroa de 7 pontas. O símbolo do Aquaman existe dentro de um hexágono. No topo do pilar mais à direita da árvore, o nó para "Chochmah". Este é um lugar de sabedoria, mas como o pilar mais à direita também é o pilar masculino, a incorporação da energia masculina primária. Cada um dos nós da Árvore da Vida também pode ser associado a um planeta, e Chochmah é apropriadamente Netuno, que recebe esse nome do Deus Romano do Mar.

Mulher Maravilha: Também representada com um hexágono no topo do pilar feminino mais à esquerda, é a Mulher Maravilha. Ela está associada à imagem de uma águia carregando uma espada. Zeus, seu pai, é frequentemente associado a uma águia, e é incorporado ao seu traje, por isso é adequado. O nó dela é "Binah", que é caracterizado por "entendimento".

Cyborg: Cyborg é descrito com um pentágono, como uma meta humana (e não um hexágono como o ser antigo como a Mulher Maravilha ou o Aquaman). Como essa árvore da vida está faltando uma linha, não está claro qual nó Cyborg deve estar associado. com "Chesed", que está relacionado a Mercy, ou Nezach, representando vitória. Entre Cyborg e Aquaman há uma corrente com um elo quebrado. Um significado possível disso é que ambos os personagens estão desfeitos e existem fora de seu próprio povo. Aquaman é uma raça mestiça que não pertence a Atlantis ou Man, e Cyborg meio homem, meia máquina. Cyborg também tem um livro com o que parecem ser Caixas Mãe e uma chama acima. Com o acesso de Cyborg ao conhecimento do universo, o livro e as Mother Boxes certamente fazem sentido, mas pode haver mais significado aqui, especialmente com a chama.

Flash: O símbolo do Flash também está em um pentágono e substitui "Geburah", que é poder, força e coragem; ou "Hod", que é energia intelectual e emocional. O Flash e a Mulher Maravilha têm uma fita de DNA conectando-os, mas o Flash também tem uma ampulheta e pedala com uma foice com asas, provavelmente representando o Pai Time. Como sabemos de Batman v Superman: Dawn of Justice, Flash estava tentando viajar de volta no tempo para avisar Batman para evitar uma tragédia.

Batman: No fundo da árvore, em uma forma quadrada na diagonal, Batman representa o "Yesod", que é a base e representa os sonhos. Como ele é o único que forma a Liga da Justiça e o que estava experimentando sonhos e viu o futuro Knightmare, isso é apenas apropriado. Acima de Batman está seu caixão, que parece estar pingando sangue, e abaixo dele estão os espermatozóides nadando para o próximo nó.

O Bebê: um fã intrépido adivinhou que o bebê representa o bebê de Lois e Clark, chamado Bruce, depois que Batman se sacrifica para salvar Lois, e Snyder aparentemente confirmou que isso está correto, o que significa que Lois e Clark provavelmente deveriam ter um bebê antes de toda essa história acabou. O bebê é representado em um triângulo invertido, sentado no lugar de "Malkuth", que é a combinação de todas as outras propriedades. É também o portão para a árvore da vida. Como Jor-El profetizou, Kal se tornaria uma ponte entre dois povos. O bebê Bruce Kent seria a manifestação dessa ponte.



MAS, O QUE ISSO TUDO SIGNIFICA? 
SNYDER CUT JUSTICE LEAGUE AEQUITAS


É um simbolismo muito denso, vago, esotérico e complicado; portanto, os detalhes reais da história retratada aqui podem não estar claros, mas o espírito certamente brilha. É uma imagem do equilíbrio entre a vida e a morte, representando uma história que é circular e linear e pode ser lida para a frente e para trás. Na parte de trás da camisa, está impresso um spoiler do que se trata, resumido em uma citação de Joseph Campbell: "todos os deuses, todo o céu, todos os infernos estão dentro de você".
Acima de tudo, isso mostra como toda essa história realmente girou em torno do Super-Homem. Enquanto cada personagem tem um papel a desempenhar, a linha principal é dele, e ele está situado no topo, brilhando sobre os outros. Durante a promoção Man of Steel, quando perguntado sobre a perspectiva de um filme da Liga da Justiça, Snyder expressou a importância de Superman estar no centro:

"Eu disse que a Liga da Justiça é um assunto de cima para baixo, na minha opinião. Há duas coisas que você precisa fazer. Uma, você precisa arrumar a casa do Super-Homem. E duas, você precisa olhar para o resto do mundo". o universo da DC ... assim como você de cima para baixo no Super-Homem, você tem que meio que derrubar o resto dos personagens da DC.Não quer dizer que eles precisem de filmes próprios ou qualquer coisa, perse, tipo, diga o modelo da Marvel , mas - a propósito, também não estou descartando isso -, mas acho que há uma oportunidade de pensar em como você pode apresentar outros personagens da DC e se é um filme da Liga da Justiça ou se é apenas uma maneira de expandir o universo do Super-Homem. , essas são as coisas que eu acho - essa é a próxima conversa que eu penso ".

Começando com Superman no topo e tendo outros personagens para aprofundar a história ao seu redor, como mostrado com cada um dos outros personagens nos pontos de um hexágono, em oposição à fórmula tradicional do MCU, certamente teria sido interessante ver a cena. Especialmente com Lois e Clark tendo um bebê chamado Bruce, isso apresentaria algo novo que a DC canon não tinha visto antes em uma reviravolta única não apenas em Bruce e Clark, mas na maneira como todos os personagens da Liga da Justiça são intercalados, como mostrado em os vários pontos da árvore da vida.

Os fãs apenas começaram a descobrir o que esse novo quebra-cabeça significa, mas ele já forneceu uma riqueza de novas informações sobre os planos originais de Snyder. Veremos se as teorias apontaram para algo grandioso ou decepcionante muito em breve; pois no próximo ano, as dúvidas serão esclarecidas quando a "Liga da Justiça: Versão Zack Snyder" for lançada no HBO Max. Até lá, nos resta torcer, e fazer aquilo que amamos, teorizar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário