THE BATMAN OU CORINGA, QUAL O MELHOR FILME?

 

MORCEGOS
OU PALHAÇOS?

Dois sucessos absolutos de crítica e bilheteria, que figuram certamente entre as melhores adaptações de dois dos maiores personagens das histórias em quadrinhos. Um mergulho profundo na perturbada mente de Bruce Wayne, e um convite ao insano cotidiano de Artur Fleck. O Cavaleiro das Trevas contra o Palhaço do Crime, Vingança vs. Loucura. Afinal, qual o melhor filme: The Batman ou Coringa?


O BATMAN
THE BATMAN OU CORINGA, QUAL O MELHOR FILME-GEEK-RESENHAS


Dirigido por Matt Reeves(da franquia Planeta dos Macacos) e com o brilhante protagonismo de Robert Pattinson, The Batman surgiu em meio a incógnitas, mas se tornou um belo exemplar de abordagem ao Homem Morcego. Com um filme praticamente inteiro apresentando o lado detetive de Bruce Wayne, a produção de quase três horas de duração mostra que é possível sim em um gênero saturado, apreciar a qualidade e a inovação; e assim, unir público e crítica.

Diferente de fórmulas manjadas e roteiros cheios de piadas, Matt Reeves escreveu e dirigiu uma trama que convida o telespectador a mergulhar em uma Gotham fria e corrupta, com uma fotografia pesada e um núcleo repleto de coadjuvantes cheios de camadas, que poderiam render mais uma outra série de filmes próprios.
O arco de evolução de Bruce Wayne é notável em The Batman, partindo de um ser vingativo e distante de todos, mesmo que sua vontade possa ser o contrário, e seu desejo seja ser um zelador para a sua cidade; como diria Rachel Dawes em Batman Begins; “são suas atitudes que definem você”; e essa aura distante e amedrontadora era justamente o que afastava quem mais precisava da ajuda do Morcegão.

É somente quando o vilão Charada o leva ao limite, que ele percebe o quão fundo ele estava em sua caverna particular. É preciso ver a destruição ao seu redor para ele perceber que vingança não é justiça. Na trilogia do Batman de Christopher Nolan, o Batman aprende isso com a “mentoria” de Rachel; aqui, sem um contato próximo com alguém, e guardando distância até mesmo de seu fiel mordomo Alfred, Bruce tem que aprender na marra o que é preciso para se tornar um Símbolo de Justiça.


O COMEDIANTE
THE BATMAN OU CORINGA, QUAL O MELHOR FILME-GEEK-RESENHAS

Já em 2019, temos um clássico(e último filme que muitos assistiram no cinema antes da pandemia assolar o mundo), dirigido pelo diretor Todd Phillips(da franquia Se beber, não case). Joker, no original, aborda um estudo do personagem, e encaixa de forma brilhante seu argumento em uma história de origem para o Coringa, o maior antagonista do Universo do Batman.
Com o roteiro de Scott Silver, e auxiliado pelo próprio diretor Todd Phillips, entendemos(ou ao menos, tentamos) compreender o que há de sã na mente de um homem aparentemente normal, que se transforma em um dos maiores procurados de Gotham City.

As referências a clássicos de Martin Scorcese estão em todo lugar. Aqui temos Touro Indomável, Rei da Comédia, e principalmente Taxi Driver. Com uma censura de 18 anos, o projeto tem liberdade para oscilar grandes cenas de violência com uma narrativa mais lenta e que brinca com o telespectador, ao nos dar informações, e retirá-las logo após; a esperar uma ação, e receber outra. É justamente essa condução que Todd Phillips traz dos clássicos estadunidenses dos anos 70, e insere com uma roupagem que respeita os clássicos, mas expande para todo um universo de possibilidades, que são as histórias em quadrinhos.

Assim como Reeves em The Batman, aqui Phillips abandona fórmulas mágicas e entrega um projeto cru e realístico; sem peixes risonhos e cartas de baralho gigantes.
A liberdade que Phillips recebe do estúdio o permite avançar ao ponto de incomodar certos críticos, com a pulguinha do medo de seu projeto influenciar jovens com o desejo por Anarquia. Talvez pessoas presas ao passado, com o popular medo estadunidense de enxergar desordem e Comunismo em qualquer esquina, ao invés de focar seus esforços em medidas que visam unir as pessoas, ao invés de rotulá-las.

E justamente neste “toque na ferida” que Coringa já ganha um ponto a frente de The Batman, com um diretor que soube abraçar a sua liberdade criativa, e promoveu algo que de fato, impactou o gênero, e surrou tudo que havia sendo feito até aquele momento.
The Batman, mesmo sendo uma produção ousada para o atual parâmetro, possui sombras e amarras que ainda coloca o longa abaixo de Coringa.

O longa de Matt Reeves parece seguir em uma marcha anterior à Coringa, e isso incomoda em certos momentos que necessitam uma maior coragem de pisar no acelerador e ver o quanto esse motor pode render na reta. Outro fator que pesa contra o The Batman é também um certo excesso de personagens na trama, que mesmo sendo interpretados de forma brilhante, exigem uma certa pressa da produção, e olha que estamos falando de um longa de três horas de duração.

Mesmo com atores brilhantes, a narrativa seria melhor desenvolvida com um roteiro centrado em seus protagonistas, o que sem dúvidas, tornaria o longa mais intenso e dinâmico. Não é produção arrastada, mas que perde tempo em tramas secundarias, que podem ser interessantes lá na frente, mas não julgamos um crime pelas provas que serão encontradas amanhã, e sim no presente.
Coringa se escora apenas no ótimo protagonismo de Joaquim Phoenix, e não à toa, o personagem finalmente lhe trouxe o Oscar de Melhor Ator. É um longa que vem em uma crescente que atiça, provoca e entrega um final, que é sem dúvidas, o ponto alto do projeto. Um clímax que vai ao encontro dos quadrinhos, formando um casamento entre o cult e o pop.


THE BATMAN OU CORINGA, QUAL O MELHOR FILME-GEEK-RESENHAS

Gosto a parte, é complicado julgar uma obra como melhor do que outra, já que cada pessoa recebe a arte de uma forma muito pessoal. Tem pessoas que se emocionam por filmes que outras julgam não ser lá essas coisas. E outros que apedrejam algo que pode ter marcado a vida de tantos outros. Mas essa é a arte, ela não vive sem o telespectador; e nós temos uma vida bem mais miserável sem ela.


A opinião do GR é que Coringa supera The Batman. Mas e para você, qual o melhor longa recente da DC Comics, a Vingança do Cavaleiro das Trevas ou a insana realidade do Palhaço do Crime??!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário